top of page

9 DICAS PARA UM DELIVERY WEB CAMPEÃO


9 Dicas para um delivery web campeão

A onda do momento são os sites de Delivery Online. Por outro lado temos os lojistas tentando fugir das taxas exageradamente altas que são cobradas por este tipo de serviço, que apertam ainda mais as margens.





Ligações telefônicas são ultrapassadas

É uma realidade, fazer pedidos pelo celular ou computador é uma comodidade que não pode mais faltar para os clientes. Nos tempos de hoje as pessoas não têm mais paciência de ficar penduradas no telefone aguardando serem atendidas. Mas a operação tem que ser rentável para o lojista, caso contrário....


Pensando nisso, juntei a experiência de 20 anos de automação comercial, entendendo o lado do lojista, com os anos de consumidor na web para elaborar essas dicas matadoras que farão do seu site um campeão de vendas, vamos lá:

#1 - USAR UM SITE DE PEDIDOS COM TARIFA FIXA

Tarifas

Sites que cobram % de taxa ‘garantem’ pedidos novos para você. Digo garantem pois, você recebe os pedidos via site, mas, geralmente, o cliente já pedia na sua loja. Ou seja, um sócio permanente. Na verdade seus clientes só querem usar a comodidade de pedir pelo celular ou computador, sem ter que ligar para sua loja e ficar pendurado com atendente, poder escolher com calma e eventualmente já pagar com cartão de crédito. Se você tiver seu próprio site ou um de taxa fixa, seu cliente fará o pedido por esses meios, pois o que ele quer é COMER A COMIDA DA SUA LOJA. Dentro desses sites você estará numa praça de alimentação. O cliente pode mudar de ideia a qualquer momento e escolher outro...


Se você utilizar um site com tarifa fixa, pode fazer quantos pedidos quiser, sem ter que se preocupar com o custo, pois este estará diluído dentro do custo operacional da loja. Desta forma você pode incentivar seus clientes a fazer o pedido online e se preocupar mais com a produção e entrega dos pedidos.

#2 - INTEGRAÇÃO DO SITE COM SEU SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Integração site e sistema da loja

De nada adianta você receber um monte de pedidos via Sites ou WhatsApp e usar um funcionário para digitar isso no seu sistema!

Enquanto este funcionário esta digitando o pedido Web, quem esta atendendo o telefone? Vai colocar outro funcionário para isso? Outro computador?

Não é uma boa solução...





#3 - FAZER POST NO FACEBOOK E INTAGRAM FOCADOS EM VENDA (GRÁTIS E PAGO)

Facebook e Instagram

NUNCA USAR HASHTAGS (#)

Nunca, jamais usar hashtags como #deliciadepizza, #pizzagostosa, etc...

Se o seu post é para vender o seu produto, não coloque hashtags!

O cliente pode acidentalmente ou por curiosidade clicar e parar na página do seu CONCORRENTE. Pior, simplesmente esquece da sua promoção de venda.


IMAGENS DEVEM TER SEMPRE O LOGOTIPO DA LOJA E SITE

Invista em boas fotos, isso faz toda a diferença.

Já dizia o velho ditado que começamos a comer pelos olhos.

Alguns cuidados, coloque sempre uma marca d´água com seu logotipo e seu site para que não utilizem indevidamente suas fotos.

Boas fotos no INSTAGRAM e FACEBOOK rendem 33% a mais de cliques, MAIS VENDAS!


LINK DE COMPRA DEVE VIR LOGO NO INÍCIO DO POST

Não esqueça, SEU POST FOI FEITO PARA VENDER!

A primeira frase que ele deve conter (se não for um post pago) é "Clique aqui para comprar".

Conforme o texto fica longo ou com várias linhas, o conteúdo é abreviado e aparece o famoso Ver mais... Pronto perdeu a venda!


USAR LINK DE COMPRA IMPULSIVA

Seu site de compra próprio ou terceirizado deve permitir a utilização de links de compra específicos de produtos. Alguns sites de Venda Online como o XMENU (www.xmenu.com.br) possuem essa funcionalidade fundamental.

Desta forma você pode fazer uma campanha para vender determinado produto e, ao clicar no link, já entra diretamente na parte do site para comprar aquele produto específico.

Não esqueça de usar a dica do link encurtado para acompanhar os resultados da sua campanha, conforme a dica #7.






#4 - BOTÃO "COMPRAR AGORA" DO FACEBOOK

Comprar agora

Fundamental para ativar suas vendas!

E o melhor, é GRÁTIS.

Basta configurar na sua Fan Page o botão "Comprar Agora" e apontar para sua Loja Virtual!

DICA: Coloque uma banner de página destacando ou apontando para o botão comprar, facilite a vida do seu cliente, ele não pode ficar procurando como comprar.


#5 - DESTAQUE PARA BOTÃO DE AÇÃO DE COMPRAR ONLINE, EM TODO SITE

Pedidos online

Seu site é lindo não é?

Claro que é... Mas ele vende?

Para vender você tem que colocar os Links e Botões de Compra em TODAS AS PÁGINAS, sempre em destaque.

Lembre-se, seu cliente não perder tempo procurando como comprar!



#6 - MANTENHA CONTATO COM SEUS CLIENTES E FIDELIZE-OS

Mantenha contato

Utilize seu cadastro de clientes para interagir e vender via WhatsApp, e-mail ou SMS Marketing, com links personalizados direcionados ao seu site. Existem vários aplicativos para enviar mensagens aos seus clientes e manter as vendas em alta. Os preços de envio são muito baixos e com a economia de não pagar % sobre a vendas.

Você agora tem dinheiro de sobra pra investir só na sua loja.

Use seu aplicativo de automação comercial e selecione clientes inativos para mandar uma promoção! Mande brindes para os melhores clientes, faça pesquisas, com isso você mantém contato com seu cliente e ele vai ficar com fome... Garanto... Eu já estou com com fome só de escrever esse blog ;)...

#7 - USAR LINKS CURTOS PARA FAZER ESTATÍSTICAS DE SEU POST

Encurtar links

Enviar um link de compra em um post como esse: https://xmenu.com.br/web/index.html?&loja=1272&codigo=200100 não é muito amigável...

Para isso existem os encurtadores de links (url shortlinks) que transformam esse monstro de link em algo como https://goo.gl/I0jrLZ.

Bem mais simples não? Além de ocupar menos espaço no post, você pode manter estatísticas de cliques, vou recomendar dois:

Google URL Shortner (https://goo.gl/) – Grátis ilimitado

​​

Bitly (https://bitly.com/) - Grátis até 2 links

#8 - INFORMAR SEU CLIENTE QUE EXISTEM VANTAGENS EM PEDIR VIA SITE OU APLICATIVO

Informar

Seu cliente precisa saber que você faz pedido online, como informar?

  • Colocar mensagem na espera telefônica

  • Texto na embalagem de seus produtos

  • Link nos posts para compra de produtos específicos

  • Panfletos

  • Rádio

  • Ao final do pedido o atendente pode informar ao cliente, que para maior comodidade, atendem também pelo Site e Facebook


Ofereça vantagens, vale de tudo!

  • Desconto! Lembre-se que com tarifa fixa, uma parte do percentual que você pagava para o site de Marketplace, pode ser agora oferecido ao seu cliente, fidelizando-o ainda mais.

  • Desconto no primeiro pedido para atrair para o site

  • Isentar de taxa de entrega

  • Descontos agressivos em alguns dias da semana

  • Oferecer algum produto GRÁTIS na compra de outro

  • Lembre-se tudo que oferecer tem que ser EXCLUSIVAMENTE pelo seu Site ou Facebook, para atrair movimentação e tirar tráfego do seu telefone.

#9 - PREPARE-SE PARA HORÁRIOS DE PICO

Diferente de quando o atendimento é feito apenas pelo telefone, limitado ao número de linhas e atendentes, quando você entra no mundo web todo mundo pede ao mesmo tempo, ou seja, você pode ter uma avalanche de pedidos em apenas 1 minuto.

Esse é um problema bom para ser resolvido, então prepare seu pessoal operacional, mantenha o tempo de entrega no site sempre atualizado e com alguma folga para evitar que o cliente espere demais.

Se começar a vender muito e não der conta, tire a loja do ar por alguns minutos e volte assim que a poeira baixar, mas convenhamos, tudo que um lojista quer é uma avalanche de pedidos!

Então se tiver este tipo de problema, invista na sua produção e entrega!

Parabéns, você atingiu um patamar de DELIVERY WEB CAMPEÃO!

Gostou?

SOBRE O AUTOR

Vagner Bertoni

Vagner Bertoni é engenheiro eletrônico e de sistemas, foi o fundador e criador do sistema MisterChef, atualmente Bemachef, de propriedade da Totvs S/A. Possui mais de 20 anos de experiência com automação de bares e restaurantes. Atualmente é sócio/diretor na empresa Netcontroll Sistemas e oferece uma solução completa e integrada para estabelecimentos de food-service e afins.

Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page